Você se incomoda com o trânsito caótico ou com a superlotação no transporte urbano? Ou talvez esteja frustrado com os buracos nas ruas e os constantes alagamentos? E aquela coleta de lixo que parece nunca acontecer na hora certa? Se você respondeu "sim" a qualquer uma dessas perguntas, então as próximas eleições municipais são fundamentais para você.
As eleições municipais são a oportunidade que temos para moldar o futuro de nossa cidade. Com um voto consciente e bem informado, podemos escolher líderes que realmente se importam com a qualidade de vida nas cidades. O crescimento desordenado, os problemas de mobilidade urbana e as falhas na infraestrutura exigem soluções que não podem mais ser rasas nem adiadas. Como eleitores, é nossa responsabilidade selecionar candidatos que estejam prontos para enfrentar esses desafios com seriedade e competência.
O prefeito é o responsável por administrar a cidade, executando políticas públicas e garantindo que os serviços essenciais, como saúde, educação e infraestrutura, funcionem corretamente. Ele deve planejar e implementar soluções para os problemas que enfrentamos no dia a dia.
Já o vereador tem o papel de criar e aprovar leis que beneficiem a cidade. Além disso, ele deve fiscalizar as ações do prefeito, garantindo que o dinheiro público seja usado de forma eficiente e que as promessas de campanha sejam cumpridas. Em resumo, enquanto o prefeito executa, o vereador supervisiona e propõe melhorias.
Nossa Constituição define claramente as responsabilidades dos municípios, e uma delas é garantir que as cidades cresçam de forma organizada e sustentável. Isso significa que prefeitos e vereadores devem proteger o meio ambiente, cuidar da saúde pública e, especialmente, planejar o uso do solo urbano com responsabilidade. É dever deles avaliar se a construção de um novo prédio com centenas de apartamentos é adequada para a infraestrutura existente, se as vias ao redor podem suportar o aumento no tráfego de veículos e se os serviços públicos serão suficientes para atender à demanda adicional. Somente com um planejamento cuidadoso, que considere todos esses fatores, podemos garantir uma cidade que seja boa para se viver hoje e no futuro.
Na hora de escolher em quem votar, faça perguntas que realmente importem: Quais são os problemas mais urgentes que nossa cidade enfrenta e quais soluções o candidato propõe? O candidato conhece as limitações do cargo e está disposto a trabalhar em parceria com outros níveis de governo para superá-las? As propostas do candidato vão além de bravatas, lacrações e ofensas pessoais a outros candidatos ou mostram um compromisso real com a nossa qualidade de vida?
A escolha de bons prefeitos e vereadores não é apenas uma questão de política; é uma questão de como queremos viver. Podemos transformar nossa cidade em um lugar melhor para todos, mas, para isso, precisamos ser exigentes e conscientes na hora de votar. Nosso futuro está nas urnas, e cada voto pode fazer a diferença.
Claudiney Rocha, procurador do Estado de Goiás e presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (APEG)
Fonte: Jornal O Popular