Artigos /

Eventos /

Notícias /

Informativos /

Galeria de Fotos

Assessoria de Imprensa /

“Nossa carreira tem vocação para ser uma embaixadora do nosso estado”, diz presidente da APEG em comemoração aos 60 anos da PGE

Em homenagem ao Dia do Procurador do Estado e ao aniversário de 60 anos da PGE-GO (11/11), o governador Ronaldo Caiado recebeu os membros da carreira no Palácio, nesta segunda-feira (18/11), para o tradicional almoço em celebração à data. Na ocasião, também foi realizada a entrega da Medalha do Mérito da PGE-GO a pessoas que se destacam pelos relevantes serviços prestados à advocacia pública, à PGE e à sociedade goiana. O evento contou com a presença do presidente da APEG, Claudiney Rocha.

Galeria de fotos.

Em seu pronunciamento, Claudiney fez um agradecimento especial ao governador Ronaldo Caiado pela atenção dedicada à Procuradoria em seus mandatos. “Vossa Excelência, governador Ronaldo Caiado, entendeu desde o primeiro dia de seu governo a importância de escalar a Procuradoria para jogar nas mais diversas áreas. O Estado é essa terra, esse povo, essa cultura. O governo de Vossa Excelência faz com que haja o Estado Democrático. Nós, da PGE, juntamente com todo o ecossistema de justiça, fazemos com que seja um Estado Democrático de Direito”, disse.

Segundo o presidente da APEG, em 2024, ficou mais clara a ideia de que “nossa carreira também tem uma vocação para ser uma embaixadora do nosso estado. Isso dá profundidade ao nosso propósito. Responde por que fazemos o que fazemos.”

Claudiney Rocha também fez um balanço dos avanços ocorridos nas entregas da PGE durante os governos de Ronaldo Caiado, citando o concurso público para a Procuradoria; a instituição do regime de plantão; a aprovação a Lei Goiana de de Transação Tributária; a criação de compensação indenizatória pela evolução exponencial no volume de demandas da PGE; dentre outros. “Nós, procuradores, somos profundamente gratos por esses e todos os demais avanços.”

Antes de concluir seu discurso, o presidente da APEG fez ao governador Caiado dois pedidos de caráter institucional. Um deles é a criação do projeto que institui o quadro de assessoramento da PGE, para que cada procurador tenha um assessor. “Nos tempos atuais, cada vez mais o trabalho exige estratégia e pensamento crítico. O quadro de apoio é essencial para escalarmos as entregas da Procuradoria.”

O segundo pedido visa o aprimoramento dos fundos. “Não só o Funproge, da PGE, mas também o fundo do Ministério Público, da Defensoria e dos Dativos. Isso dá um novo fôlego para nós, das funções essenciais à justiça, tentarmos acompanhar o paradigma tecnológico liderado pelo Judiciário. Há uma corrida pela incorporação da inteligência artificial em nossas rotinas. Quem ficar para trás simplesmente não terá condições nem de respirar”, citou.

Reconhecimento

Durante o evento, o governador destacou a importância do trabalho realizado pelos procuradores ao longo das seis décadas, em defesa do Estado e do povo goiano. “Cada avanço que conquistamos em Goiás está solidamente alicerçado pelo trabalho da PGE. É a PGE que dá sustentação nos debates que temos com o STF e demais Tribunais para podermos levar as ações do Governo.”

O procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, enfatizou que a PGE desempenha expressivas ações que proporcionam resultados positivos para a sociedade. “Nossas manifestações conferem sustentação, refletindo em todas as esferas. Nesses 60 anos, percorremos o caminho da reputação e credibilidade, proporcionando os melhores resultados para a ação pública.”

A primeira-dama Gracinha Caiado, uma das homenageadas com a Medalha do Mérito da PGE, expressou sua gratidão ao receber a honraria. “Tenho um profundo respeito pelo trabalho excepcional realizado pela Procuradoria-Geral. Nos últimos seis anos do governo Caiado, vocês têm sido peças-chave para o sucesso do Estado.”

O presidente do TJ-GO, Carlos França, também marcou presença na confraternização. “Em nossa gestão no Tribunal, tivemos a PGE como uma parceira, lutando pelos interesses do Estado, uma representante de diversas ações, com competência e determinação. A PGE, com a capacidade de todo o seu corpo, atua com brilhantismo no Judiciário goiano.”

Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação (com informações da PGE-GO)